Retinol: o que é e para que serve?
Este derivado da Vitamina A é eficaz contra os sinais de envelhecimento, como as rugas de expressão, as rugas profundas, a perda de brilho e o tom irregular da pele.
Como utilizar um creme com Retinol para o rosto?
Quer saber como tirar o máximo benefício destes produtos com Retinol? Ao introduzir este poderoso ingrediente na sua rotina de cuidados com a pele, deverá seguir algumas regras importantes.
- Comece a utilizar o Retinol gradualmente
- O Retinol é um derivado muito eficaz da vitamina A. Penetra profundamente na pele, pelo que é um dos ingredientes mais recomendados do mercado no âmbito dos cuidados com a pele, que pode ser adquirido sem receita médica. Por essa razão, é recomendável o incremento da dose progressivamente.
- Se tem uma pele sensível, deverão usar Retinol apenas duas vezes por semana, durante a primeira de utilização. Se a resposta for positiva, pode passar a aplicá-lo até três vezes por semana, depois quatro, e assim sucessivamente.
- No caso de a sua pele ser pouco reativa, pode começar a utilizar o Retinol a cada duas noites e, logo que esteja adaptada, passar para uma base diária. Pode parecer um processo lento, mas a sua paciência será recompensada com excelentes resultados!
- Pele sensível? Teste e aprenda
- O facto de ter uma pele sensível não significa que tenha que evitar o Retinol por completo. Recorrer a fórmulas mais suaves e tomar algumas precauções no começo da utilização permitir-lhe-á conhecer a reação da pele. Leia mais sobre o tema no nosso Guia para principiantes na utilização de cosméticos com Retinol
- É normal que se produza uma reação temporária
- Se está a usar o Retinol pela primeira vez, é normal que se manifeste alguma vermelhidão, sensação de calor ou descamação até que a sua pele se habitue a este poderoso ingrediente. Trata-se de sinais temporários que indiciam que o Retinol está a funcionar.